*
 
 
 
 
 
 

:: História de Avaré

 

:: Como chegar em Avaré

 

:: Fotos da Cidade de Avaré

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Origem do Nome


Segundo o erudito João Mendes de Almeida, o nome "Avaré", é corruptela de "Abiré", que na língua indígena significa "Missionário". Este é o nome de um  monte isolado, com 625 metros de altitude, que se avista entre o Rio dos Veados e o Ribeirão Tamanduá. Neste lugar, conta a lenda, foi encontrado um monge quando os posseiros ali penetraram.

 

Avaré nasceu do sonho de dois homens que aqui chegaram em busca de um lugar ideal para se estabelecerem, com água em abundância e boas terras para o plantio.

Os desbravadores Major Vitoriano de Souza Rocha e Domiciano Sant'Anna chegaram no ano de 1.860 à região. O local, com sua vegetação exuberante e muitos recursos naturais, levou-os a enfrentar as dificuldades iniciais, juntamente com outros cinco pioneiros vindos de Pouso Alegre, Minas Gerais.

Em 1.861, o Major construiu uma capela no alto da colina. Essa capela foi construída como pagamento de uma promessa para salvar a vida de sua esposa que estava para dar à luz. A imagem de Nossa Senhora das Dores foi colocada nessa pequena capela, tornando-se assim, a padroeira da cidade.

Após a construção da capela, que ficaria conhecida como "a capelinha do Major", Vitoriano juntamente com o amigo Domiciano doaram onze alqueires de terra ao patrimônio da futura vila, nascendo assim o povoado chamado de Rio Novo.

No dia 15 de setembro de 1.861, Major Vitoriano e Domiciano Sant'Anna fundaram oficialmente a vila de Rio Novo, que é elevada à categoria de cidade com o nome de Avaré em 1.891. A palavra tupi "Abaré" resultou na corruptela Avaré, que significa "homem amigo".

A colônia portuguesa foi a maior das que formaram a população avareense, porém, também contribuíram para o desenvolvimento local espanhóis, italianos, suíços, árabes, japoneses, negros.

Avaré, com aproximadamente oitenta mil habitantes, é hoje uma das cinqüenta maiores cidades de médio porte do Estado de São Paulo e sua força econômica destaca-se no Vale Paranapanema.

A cidade é conhecida como a "terra do verde, da água e do sol" e "capital nacional do cavalo"; banhada pela Represa Jurumirim*, um verdadeiro mar de água doce, com volume d'água quatro vezes superior à Baía de Guanabara. De águas limpas e calmas, a represa, formada pelo Rio Paranapanema é palco perfeito para a prática de esportes náuticos, aquáticos e muito lazer.

O município apresenta diversificada economia, onde sobressaem a agropecuária, o comércio, o setor industrial e o emergente e promissor turismo.

* Jurumirim é uma palavra nativa do Tupi Guarani que significa: A bica pequena, a foz pequena de um rio, a entrada pequena de uma baía. Aplicando-se aos pássaros, bico pequeno.

Datas Históricas
Fundação da cidade: 15/09/1.861
Elevação à Município: 1.875
Instalação do Município: 27/03/1.876
Dia do Município: 15/09

:: Subir

 
 
 
 
 
 
 
 

:: Como chegar em Avaré


 

:: Subir

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

:: Fotos da Cidade de Avaré

 

 

Vista aérea da ponte Carvalho Pinto
( Represa de Jurumirim )

   

Praça e Entrada do Recinto da Emapa

   
 O Centro Comercial de Avaré oferece um comércio que supre as necessidades da cidade e da região.
Igreja Nossa Senhora das Dores
   

Horto Florestal de Avaré 95,30 ha de árvores raríssimas e vasto gramado às margens de uma pequena represa e trilha educativa.

   
Vista aérea: Praça Padre Tavares, Cristo Redentor, Ginasio Esportes Kim Negrão
   

Avaré Golf Club faz parte do circuito nacional de Golf.
Possui ainda um clube com todas as dependências, mais  parte equestre, saltos e hipismo.

   
Camping Municipal de Avaré com área de 78mil m2, capacidade para 800 barracas às margens da represa de Jurumirim.
   
Vistas da Largo do Mercado e Concha Acústica
   
Antiga Cadeia de Avaré e Largo Santa Cruz
   
Associação Atlética Avareense e Kartódromo de Avaré
   
Corredeiras do Rio Novo a 10 minutos do centro da cidade, com boas correntezas
   
Usina do Rio Novo, construída em meados do século XIX. Ainda hoje produz 2 MgW funcionando 6horas/dia.
   

Ideais para práticas de raffting, bóia-cross e canoagem.

:: Subir